segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Relendo Rubem Alves

Adoro escolher entre meus livros, aquele que me marcou e relê-lo! Transcrevo hoje do livro: "Ostra feliz não faz pérola" - Rubem Alves, um texto muito marcante para mim:

UM AMIGO
"Um amigo é uma pessoa com quem se tem prazer em compartilhar ideias de forma tranquila e mansa. Não é preciso estar de acordo. O rosto do meu amigo não é igual ao meu rosto. E essa diferença me dá alegria. Se convivemos bem com nossos rostos diferentes, por que haveríamos de querer que nossas ideias fossem iguais? Experimentar a diferença de ideias mansamente é uma das evidências da amizade. Assim, se você deseja saber se uma pessoa é sua amiga, pergunte-se: Temos prazer e gastamos tempo compartilhando ideias? Acho que os casais - namorados ou casados de papel passado - deveriam se propor esse teste. Não existe amor que sobreviva só de sentimentos, sem a conversa mansa."

10 comentários:

  1. Texto bem escolhido, Célia. Realmente, não é preciso concordar, mas respeitar opiniões. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Célia!
    Sei que a pérola se desenvolvo,no interior da concha da ostra, porque ouve uma rotura uma fissura, ou uma ferida digamos assim. "Ostra feliz não faz pérola" nunca tinha ouvido falar, gostei, da frase, da pérola sempre que como ostras olho primeiro a ver se tem pérola, só depois é que vejo se a ostra está boa para comer, porque nem sempre estão.
    Também gostei do texto, e da "conversa mansa"
    Na verdade não gosto de agressividade.

    Uma boa semana
    Beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  3. Boa dica, Srta! E sabe, acho que amigo é aquele que se cala, ao ouvio nosso choro! abraços

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Célia querida


    Amigos são raros... Por isso ao tê-los é preciso amor para mantê-los.

    Beijos e uma semana linda
    Ani

    ResponderExcluir
  5. Oi, Célia,
    No mês passado comprei "Variações sobre o prazer" do Rubem. Devorei e agora estou relendo, degustando devagar... Valeu a dica para adquirir mais uma bela obra desse escritor fantástico!Bjkas com carinho!

    ResponderExcluir
  6. Livro maravilhoso e o trecho escolhido foi
    Querida (rosa) Célia,perfeito!
    Podemos até morar sozinhos, mas viver?!
    À vida , não cabe solidão. Ela é feita de encontros e compartilhamentos. Mas o grande desafio e exercitar, do que queremos do outro, em nos!
    Adoro a profundidade e cuidado em tudo que você faz, e saiba que suas passagens em meu blog me são caras, preciosas!
    Beijo na alma!

    ResponderExcluir
  7. Esse eu li. Você fez uma ótima escolha:)Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li, mas pelo que vc citou parece ser muito bom.

    Obrigada por sua carinhosa visita Célia.

    Deixo um afetuoso abraço em seu coração!

    ResponderExcluir
  9. Rubem Alves, um grande senhor da palavra e de empatia. Muito bom de ler para quem é professor.
    Gostei da sua escolha.

    ResponderExcluir

Seu comentário evidencia o seu 'pensar'.
Saiba que aprendo muito com você.
Obrigada, meu abraço,
Célia Rangel,
Autora responsável pelo blog.
Obs.: NÃO POSTAREI COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.