quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Esse é nosso!



Nicolelis anuncia descoberta do "tato virtual"
Isaac Lira - repórter

O grupo coordenado por Miguel Nicolelis deu mais um passo em direção ao objetivo de fazer um tetraplégico andar, utilizando uma veste robótica, no projeto conhecido como Walk Again. Se antes o neurocientista tinha feito um macaco movimentar um robô apenas com a força do pensamento, agora, segundo estudo publicado na revista Nature, o primata consegue sentir aquilo que toca com um "braço virtual". De acordo com Nicolelis, esse é um passo fundamental para a concretização do projeto Walk Again, que será sediado em Natal, segundo anúncio a ser feito na próxima semana pelo Governo Federal.
Miguel Nicolelis chefia equipe de cientistas norte-americanos, brasileiros, britânicos e suíços.
Os resultados divulgados hoje pela revista científica Nature demonstram uma via de mão dupla na interação cérebro-máquina. Até então, os cientistas da Universidade de Duke, coordenados por Miguel Nicolelis, haviam conseguido fazer uma macaca movimentar um robô "com a força do pensamento". Da mesma forma como o cérebro do macaco "ordenava" o movimento de suas próprias pernas, ele enviava as informações através de um computador para um robô, que executava o movimento. Tratava-se da mente enviando informações para uma espécie de prótese, um aparelho externo. Dessa vez, deu-se o contrário.

Uma macaca conseguiu identificar uma textura através do movimento de uma mão virtual no computador. Ao invés de somente enviar a informação, a macaca conseguiu receber e processar uma informação do ambiente através de uma "prótese". Dessa forma, fica estabelecida uma "mão dupla", onde o cérebro interage com o ambiente, enviando e recebendo informações a partir de um aparato estranho ao seu próprio corpo.

Na experiência anterior, a prótese era um robô. Na pesquisa divulgada ontem, uma mão virtual numa tela de computador. "O cérebro conseguiu processar informações a partir de um canal tátil artificial", explicou Miguel Nicolelis em entrevista à TRIBUNA DO NORTE. O cientista que chegou a denominar o feito de descoberta de um "sexto sentido".

Além disso, o resultado significa mais uma fase alcançada para a concretização do projeto Walk Again. Para entender melhor: como poderíamos caminhar, por exemplo, sem conseguir sentir o chão sob nossos pés? Como poderíamos segurar um copo sem sentir a resistência do material para poder aplicar a força necessária? Miguel Nicolelis afirma que um paciente tetraplégico poderia recuperar a "sensação" das mãos e pés através de uma veste robótica. Diz o texto enviado à Nature: "Aqui nós demonstraremos uma experiência com uma interface cérebro-máquina que pode restabelecer o sentido de tato nos seres humanos". Dessa forma, o usuário da veste robótica poderia identificar o terreno no qual está pisando ou o objeto que está segurando.

A intenção é utilizar o mesmo princípio para dar mais complexidade à experiência. Os cientistas já conseguiram provocar movimentos e "criar" uma sensação tátil. A esses dois atributos, pode-se adicionar a capacidade de perceber a temperatura do ambiente, por exemplo, tornando a interação com o ambiente a partir de uma prótese mais próxima da experiência direta do corpo humano com o mundo ao seu redor.

O Projeto Walk Again é realizado numa parceria entre cientistas brasileiros, norte-americanos, britânicos e suíços. A demonstração de um adolescente brasileiro com a veste robótica será realizada na abertura da Copa do Mundo de 2014, segundo intenção de Miguel Nicolelis e de seu grupo de pesquisas.
Ao terminar minha leitura de seu fantástico livro: "Muito além do nosso eu" - Miguel Nicolelis - deparo-me ontem, no Jornal da Cultura com essa notícia! Orgulho para nós, sermos destacados por tamanha honraria, em um momento em que nos vemos rodeados de corrupções diversas...
Célia Rangel. 

10 comentários:

  1. Olá Célia!

    É muito bom quando os homens usam o conhecimento para o bem e não para desenvolver armas e outros artificios nocivos.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  2. " Venha prestigiar o novo autor no CLUBE DOS NOVOS AUTORES;
    para participar do sorteio dos livros, basta seguir o blog e comentar;
    quanto mais você comentar, mais chances tem de ganhar!"
    Obrigada por seguir-nos!
    Evanir
    Relações Públicas
    do CLUBE DOS NOVOS AUTORES
    http://clubnovosautores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita fé que vai dar certo. É incrível a capacidade do homem na ciência. Como nosso colega Antonio comentou que bom que o homem está usando a inteligência para ajudar as pessoas. Uma excelente matéria, Célia, um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Célia querida

    É muito bom poder acreditar que o ser humano é capaz de fazer coisas boas para o próximo e usar toda a sua sabedoria para o bem...
    Enquanto ainda existirem pessoas que se preocupam, podemos esperar um futuro melhor para os que descendem de nós.

    Amei a postagem.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe quem continua na luta pelo bem! abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá, Célia
    Mravilha essa matéria, informando a capacidade infinita que o homem tem de ajudar seu próximo. Basta querer, com amor. Obrigada pela sua presença e carinho constantes lá nos meus cantinhos. Bjkas!

    ResponderExcluir
  7. Célia querida,
    Tomara que essa "ajuda" não morra...
    "Quando os médicos diferem, o paciente morre."
    (Confúcio)
    Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Amiga
    Hoje vim só para lhe agradecer
    Com um simples dizer
    Muito obrigado pelo seu carinho
    Lá no meu cantinho.
    Muito obrigada pela terna alegria
    Que me traz a cada dia
    Com a presença de sua luz
    Você me conduz
    Ao encontro do segredo de tudo saber
    Que está dentro do meu ser.
    Obrigada por me ajudar
    A ver e a sentir a realidade
    Que me ajudará a caminhar
    Ao encontro da minha felicidade.
    Querida amiga
    Nesta cantiga
    Quero apenas reforçar a minha gratidão
    Obrigada por me estender a sua mão.
    Obrigada por me falar
    Com o sentimento de seu coração,
    E por me mostrar
    O valor de ser amigo
    Que contigo
    Veremos o bem se fortalecer
    E o mau enfraquecer.
    E assim a amizade será de verdade
    Para toda a eternidade!
    Tenha um bom fim de semana
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  9. Boa noite !
    Texto satisfatório,com uma mensagem de otimismo onde podemos acreditar que o homem com sua brilhante inteligência pode criar tudo que quer...
    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir

Seu comentário evidencia o seu 'pensar'.
Saiba que aprendo muito com você.
Obrigada, meu abraço,
Célia Rangel,
Autora responsável pelo blog.
Obs.: NÃO POSTAREI COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.