sexta-feira, 13 de julho de 2012

Homem, homens...















Homem, complemento ou cumplicidade (?)
Meu primeiro homem-afeto foi meu pai
Atencioso, carinhoso, íntegro, afetivo ao extremo.

Depois veio meu homem-diversão: meu irmão
Ensinou-me todas as possíveis brincadeiras
Juntos empreendemos grandes artes nas ruas
Apanhamos, fomos castigados, banhados sempre unidos.

Na escola vieram homens- professores: sociologia e ciências contábeis
Feras, apaixonantes...
Porque transmitiam seus conhecimentos com amor
Contagiaram-me a ser ávida leitora.

Na adolescência vieram homens-paqueras
Muito meninos para meu gosto
Projetei essa fase para mais tarde...

E no postergar o projeto veio o homem-amor
Que perdura até hoje
Puro entendimento no olhar
Almas que se encontraram e não se separaram
Ainda que a absurda morte tentasse...

Hoje, poucos amigos-homens, mas ternos e eternos
Ai inserido um filho muito amado
Todos de alto quilate lacrados em meu coração
São os homens que enfeitam minha vida e me fazem mulher
Não penso minha vida sem eles!


Célia Rangel, autora.
*Cia dos Blogueiros
*Clube de Autores

25 comentários:

  1. ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    ATÉ HOJE...

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  2. Oiii Célia, o que seria de nós sem eles, rsrs no bom sentido claro, eu amooo meu pai, meu marido e meus amigos homens, ou nem tanto, já que tenho muitos amigos Homo, Bacana sua lembrança! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Célia
    Somente uma MULHER com sua integridade descreveria tão bem os homens da sua vida!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    ...estava aqui refletindo, e conclusão: eu fui ,sou ou serei...não necessariamente nesta ordem ... você descreveu, tão bem, os "homens" de sua vida!
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Bom final de semana!
    Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  5. Boa noite minha amiga das letras !
    Só vc para esbanjar sempre inteligência em dose certa .Ver bem !Como vc descreveu em ordem os homens da tua vida ;
    MEU PAI
    MEU IRMÃO
    HOMENS PROFESSORES
    HOMENS PAQUERAS
    HOMEM AMOR
    AMIGOS HOMENS
    Todos que fizeram parte da tua vida ,te deixaram as marcas que marcam tua vida.Muito lindo sua descrição...
    bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Posso afirmar que na forma carinhosa desse poema, os grandes homens se sentiram devidamente homenageados Célia. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  7. Linda homenagem aos homens importantes de sua vida! A mais linda foi para seu homem Amor, você o eternizou! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela linda família! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Célia. Fiquei maravilhada ao ler como você passeou por fases de vida, de homens com papéis diversos e bem peculiar.
    Achei genial, e creio que não pensaria assim, não sei, mas a ideia foi sua, e para mim extremamente linda e louvável com riqueza de detalhes.
    Jamais os esqueceremos, jamais!
    Parabéns, e um beijo na alma!

    ResponderExcluir
  10. Oi Célia, gostei muito do post!
    Tenha um ótimo começo de semana, bjus!

    ResponderExcluir
  11. Oi Célia,

    enquanto eu lia seu poema, fui voltando à minha história. Eu também fui criada com 3 irmãos e um pai maravilhoso. Acho que isso só me ajudou. Hoje tenho dois filhos e trabalho com muitos homens.
    Também não sei o que seria da minha vida sem eles.

    Acredito e estou aqui para provar que é possível ser feliz ao lado deles, crescer com eles e ter vida própria convivendo com eles.

    Grande abraço

    Leila

    ResponderExcluir
  12. Oi Célia,


    Tudo bem? Sempre nos encontramos em outros blogs e gosto muito dos seus comentários.

    O seu texto reflete um respeito e entendimento do homem em seus papéis ao longo de nossa jornada, permitindo uma clareza de papéis, momentos e valores semelhantes.

    Nesse dia dedicado aos homens, eu e A Cissa do Humor em Conto publicamos um texto sobre a mulher na contemporaneidade. Nem lembramos da data, mas enfim valeu a pena.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  13. Assim é que vamos nos completando vida afora.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  14. Que lindo Célia, só poderia ser assim descritos com seu carinho, os felizes homens que tiveram você em suas vidas!!!
    Feliz você que soube reconhecer, pois ao reconhecermos tudo isso somos imensamente felizes!
    Obrigada pelo carinho da visita e comentario, estou de volta, depois de uns dias de férias!
    Abraços amiga linda de alma linda!

    ResponderExcluir
  15. "Falou" o Espírito de Mulher!
    Belamente descrito o "trajecto" dos Homens do teu Caminho.
    Só podia ser uma Mulher a dizê-lo.
    Parabéns.


    Beijos


    SOOL

    ResponderExcluir
  16. OBRIGADA POR SUA VISITA NO MEU BLOG,A FELICIDADE É A ÚNICA COISA QUE ESTAMOS CERTO DE POSSUIR QUANDO PARTILHAMOS.BJS

    ResponderExcluir
  17. Sorte dos homens elencados, por ter uma mulher como você em suas vidas. Muito bom, Célia. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Você teve sorte, Célia. Que Deus continue te livrando dos maus espécimes do gênero. Acredite, eles existem. :) Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Ola Amiga!
    Linda mensagem dedicada aos homens!
    Tenha um lindo dia coberto de muita paz e Amor!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  20. Uma belíssima ODE AO HOMEM...HOMENS!
    Há muita semelhança,entre os seus amores
    masculinos e os meus...até,no homem-amor...

    Beijo, Célia,
    da lúcia

    ResponderExcluir
  21. O homem está colocado onde começa a terra, a mulher, onde começa o céu, sem eles dois, não haveria vida... Adorei teu texto e a mensagem nele contida! Que o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo habitem nossos corações sempre! Uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria! Grande e carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Bela mensagem em homenagem ao dia dos homens.
    Obrigada por me visitar minha querida
    Beijos doces
    Andreza Canela

    ResponderExcluir
  23. Oi, prezada amiga Célia!
    Quando o homem cumpre bem sua função diante da família, seja como pai, avô, irmão, marido e filho e é correspondido, não há como não tornar uma mulher e, consequentemente, toda família feliz.
    Em virtude da capacidade e necessidade de amarem e serem amados, homem e mulher se unem em prol da felicidade mútua.
    Gosto de seu estilo de refletir sobre as coisas da vida e do mundo poeticamente.

    Abraços sinceros do amigo!

    ResponderExcluir
  24. Célia, um dos mais belos escritos teus esse que acabo de ler.
    Um jeito tão especial ao descrever os homens de sua vida.
    Ficou lindo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Que lindo!...homens que marcaram uma vida.
    Cada um no seu lugar.

    beijo

    ResponderExcluir

Seu comentário evidencia o seu 'pensar'.
Saiba que aprendo muito com você.
Obrigada, meu abraço,
Célia Rangel,
Autora responsável pelo blog.
Obs.: NÃO POSTAREI COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.