segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Professor(a), talvez... Educador(a), sempre.






Talvez, eu seja de outro planeta. Talvez, "A Casinha Feliz" - método fonético - onde iniciei a alfabetização de meus alunos, tenha me transferido para uma nuvem de sonhos. Meu coração sempre falou mais alto que qualquer método ou processo de ensino-aprendizagem.

Vivi belos momentos como educadora. Vivo-os até hoje. Não mais na ativa com regras, planejamentos, horários e metas a alcançar. Mas, assumindo a construção do conhecimento de um Piaget, na vida prática – a epistemologia genética. Transporto-me na aprendizagem a partir do erro. Nunca me coloquei acima dos meus alunos. Fazíamos juntos. Aprendíamos juntos. Criávamos juntos. Pilares da Educação - UNESCO.

Ainda hoje, ensino pelo exemplo, diariamente, como eu faço, e que cada um descubra seu caminho. Isso é maravilhoso! Ver a construção pessoal. A busca do ser. Sei que no abraço vocacional da minha profissão, mais aprendi que ensinei. E assim, continuo aprendendo sempre!

Aos meus colegas vocacionados, meu abraço.

Célia Rangel.

9 comentários:

  1. A luz nasce de dentro pra fora, e a Srta inteligentemente deu asas a imaginação, parabéns! abraços

    ResponderExcluir
  2. Lindo aqui e PARABÉNS pelo teu dia, merecido!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Célia, meus parabéns nesse dia especial, és para mim aquela que representa a professora amada e nunca esquecida, podes crer, és imortal, assim como foi minha primeira professora(lá no blog levitar... postei homenagem), tanto à ela como à todos os amados professores!
    Felicidade hoje e sempre, PROFESSORA essa palavra por si só já é a força da Vida em nós!!!
    Abraços e beijos dessa que lhe louva!!!
    Ivone

    ResponderExcluir
  4. A você minha professorinha querida !!!!!!!
    Amiga das letras!!!!!!!
    Que abre as portas de um novo amanhã e colabora para que seus alunos alcancem seus objetivos, estimulando-os, compreendendo-os e comunicando-lhes saber,só posso te desejar um dia de reconhecimento...
    PARABÉNS PELO SEU DIA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Célia.

    Os verdadeiros professores são eternos aprendizes. Não ensinam, apontam caminhos e partilham o caminhar. Parabéns para você e todos os professores que apesar de tudo, fizeram e fazem educação de verdade, nesse país de tantas mentiras.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para você também pelo nosso Dia ! Adoro suas postagens ...sempre que posso passo por aqui para conferir...Um beijão.Muita Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  7. Você foi alfabetizadora, que máximo, Célia! Isso requer uma inteligência emocional acima da média. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Ei Célia...

    Uma vez educador, sempre será em sua simplicidade em ensinar e aprender , se construindo sempre através do saber, e como sabiamente disse e eu admiravelmente destaquei "Sei que no abraço vocacional da minha profissão, mais aprendi que ensinei. E assim, continuo aprendendo sempre!"....palavras de uma profissional verdadeira ....

    Parabéns e receba o meu carinho hoje e sempre pelo talento que tens e a sabedoria que vem do alto...

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Você ainda ensina com suas palavras, exemplos, seu jeito de ser todo de uma educadora nata! Eu que também já fui educadora, aprendo sempre com você! Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário evidencia o seu 'pensar'.
Saiba que aprendo muito com você.
Obrigada, meu abraço,
Célia Rangel,
Autora responsável pelo blog.
Obs.: NÃO POSTAREI COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.