sábado, 5 de outubro de 2013

Dia da Ave


 

Comemorada no Brasil desde 1968, a data tem como símbolo o sabiá laranjeira (Turdus rufiventris), cuja importância no folclore garantiu sua escolha como a ave nacional, em 2002.
Ano a ano, novas espécies de aves são descritas. Hoje, conhecemos 9 mil em todo o mundo e 1,7 mil no Brasil. Elas constituem um dos grupos de animais de mais ampla distribuição geográfica, estando representadas em praticamente todos os ambientes.
A avifauna brasileira, a terceira mais rica do planeta, atrás apenas da Colômbia e do Peru, abriga quase 200 espécies endêmicas, isto é, exclusivas dos nossos ecossistemas.
Muitas entidades, públicas e também da iniciativa privada, atuam na preservação de toda esta biodiversidade. Segundo a ONG Birdlife International, temos 122 espécies de aves ameaçadas de extinção no Brasil.
Integrar a conservação das aves ao desenvolvimento sustentável das populações é um enorme desafio. O início deste trabalho pode estar no estímulo à curiosidade e ao carinho das crianças pela natureza, por meio da educação ambiental.
Crédito da imagem: Paulo Lahr (pflahr) – http://www.treknature.com/members/pflahr/
 
 
... Imagens / lembranças da minha infância com quintal e uma escola com "Canto Orfeônico" onde a Arte tinha seu espaço nobre... Apaixonantes recordações!
Célia Rangel.
 

11 comentários:

  1. Que legal! Eu não sabia do Dia da Ave, e fico feliz que tenham escolhido o sabiá como representante. Para mim, é um dos pássaros que tem o canto mais bonito e versátil. Bom dia, Célia, e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Ele é lindo com suas cores raras, douradas. Brilha e cantam e encanta nossos dias, com muita música e poesia! abração

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem. Uma maravilha esse vídeo. Tudo lindo!
    Bom final de semana, Célia.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!, Deus te abençoe boa tarde, amiga tenha ótimo final de semana postagem maravilhoso pouco sabe deste dia e a importância delas, SUCESSO AMIGA.
    já estou te seguindo aguardo retribuição.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  5. Olá!Boa tarde
    Célia
    Dia da Ave...
    gostei de reouvir o clip "Sabiá lá na gaiola"
    ...♪Sabiá lá na gaiola
    fez um buraquinho
    Voou, voou, voou, voou
    E a menina que gostava
    Tanto do bichinho
    Chorou, chorou, chorou, chorou"...e vendo o nome da produtora , a perereca, que antes era encontrada tanto em Paranapiacaba, Sampa, já se encontra quase que totalmente extinta,e iremos chorar mais o fato de algumas espécies não existirem mais. Futuramente, se nós que somos os "seres racionais" não cuidarmos da nossa fauna e flora, não sei o que nos restará , talvez, lembranças...
    e por falar em lembranças, gostei de ver a imagem da infância com quintal e uma escola com "Canto Orfeônico" onde a Arte tinha seu espaço nobre.
    Agradeço pelo carinho
    Belo final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Célia, grato pelas palavras caregadas de poesia :-)
    um abraço grande

    Hedu

    ResponderExcluir
  7. Concluo que você seja ecologista. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Célia. Não sabia desse dia dedicado às aves, muito legal mesmo.
    A preservação ambiental é muito importante, deve começar desde cedo ensinando para as crianças o valor de respeitar os animais e a natureza.
    Ótima postagem.
    Beijos na alma e lindo domingo de paz!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Célia.

    Preservar fauna e flora deveria ser um compromisso, um dever diário de cada cidadão. As únicas "aves" que merecem ser extintas, trucidadas (nas urnas). São as de rapina, que infestam nossa política.

    Um abração e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Dia da Ave é novidade pra mim, Célia. As aves estão aí pra provar que os dinossauros não se extinguiram. Apenas bateram asa. :) Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário evidencia o seu 'pensar'.
Saiba que aprendo muito com você.
Obrigada, meu abraço,
Célia Rangel,
Autora responsável pelo blog.
Obs.: NÃO POSTAREI COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.