domingo, 6 de julho de 2014

Abastecer com Releituras





Todos temos uma visão por causa da própria natureza de nossa mente e de seu instinto para interpretar a realidade. Há também uma necessidade especial dessa visão porque ela dá à vida coerência e previsibilidade. Uma visão possibilita que saibamos como agir. Sem algum tipo de visão, seríamos psicologicamente cegos, tatearíamos e tropeçaríamos num território sem qualquer tipo de sinalização. Logo ficaríamos confusos e fragmentados.

Essa visão funciona como um recurso interior por meio do qual podemos ter respostas apropriadas a pessoas, lugares e coisas. Torna-se também a fonte de nossas respostas emocionais. Todos os nossos padrões e reações emocionais baseiam-se em nossas percepções. Não importa se a percepção é acurada ou não: a resposta emocional será inevitavelmente proporcional a ela. Vamos imaginar, por exemplo, que uma criança deixe um tigre de brinquedo no quintal. Se ele for percebido como um tigre dee verdade, não terá a menos importância se é mesmo ou não. Minha reação emocional estará de acordo com minha percepção.

As emoções sempre são o resultado de determinadas percepção e interpretação. No entanto, as reações emocionais a determinada percepção podem ter um efeito profundo sobre percepções e interpretações posteriores. Você já ficou sozinho numa casa grande, situada num lugar ermo? Você ouve barulho à noite que não consegue localizar ou explicar. Pode ter sido uma persiana fechada pelo vento. A partir daquele momento, todo ruído e toda sombra se tornam suspeitos. É uma espécie de círculo vicioso. Uma percepção gera reações emocionais, e as reações emocionais colorem e distorcem percepções futuras.

Fonte: "As Estações do Coração" - John Powell - Julho 6 - pág.:204 
  

6 comentários:

  1. Que texto lindo,Célia! Faz pensar.Gostei! beijos e que bom que funciona agora o comentário aqui! chica

    ResponderExcluir
  2. Também achei-o um texto lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Temos percepções o tempo todo, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  4. Estalos em armários de madeira, acomodação dos tacos por causa do tempo, tudo isto é muito interessante, mas na verdade bota muito valente para correr...
    Grande abraço, Célia

    ResponderExcluir
  5. É assim mesmo que funciona, Célia. Daí vem a importância das primeiras impressões. Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário evidencia o seu 'pensar'.
Saiba que aprendo muito com você.
Obrigada, meu abraço,
Célia Rangel,
Autora responsável pelo blog.
Obs.: NÃO POSTAREI COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.