quinta-feira, 24 de julho de 2014

"Dia do Escritor"


“Dia do Escritor”...

O encantamento em ler e escrever é terapia. A audácia, a curiosidade, a pesquisa, a ética  sedimentam o emocional racionalizando porções da vida.

Escrever é uma arte e, como tal, um tesouro que nos enriquece e nos leva à reflexão. Não faço disso uma profissão, mas é o meu relacionar comigo e com o mundo. Não tenho a pretensão de, mas dou meus voos...

Rubem Alves, com suas metáforas deixou-nos um legado: – “Procure aqueles que sabem voar: os poetas. Eles têm asas mágicas, feitas com palavras e se chamam poemas!” (em A volta do Pássaro Encantado).



A paixão de um poeta



Suas asas nem sempre são mágicas,

Autênticas no endeusamento do seu voo,

Atingem corações e perpetuam-se.

Percorrem estradas longínquas,

Que com matizes diversos,

Colorem sublimes ilusões.

Quando tudo parece extinto,

Recorre a sentimentos nobres,

Envolventes, apaixonantes, loucos...

Ressurge nas garras de sua angústia,

Sublimando e inebriando-se com a vida,

Reabastece-se com palavras que transcendem,

Em longo caminho até outras mentes.

Nem sempre compreendido sabe

Que o escrito não lhe pertence...

Sonhador faz das palavras, sua arma

Projetadas em devaneios extasiantes,

Que interceptaram o embrião do paraíso...

Incubador do gene de escritor!

 

Célia Rangel

33 comentários:

  1. Então, meus parabéns amiga escritora!
    Você também faz parte deste lindo universo das palavras e das rimas.
    Lindo poema o seu e a lembrança do mestre Rubem Alves que, juntamente com Ubaldo e Suassuna estão brilhando no céu de estrelas.
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beth/Lilás por sua presença e comentário incentivador!
      Bjs.

      Excluir
  2. A Srta tem esse talento esplendoroso! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ives, que gentleman é você! Obrigada!
      Abraços.

      Excluir
  3. Fala baixo, Célia! Claro que seu poema é lindo, mas não conte pra ninguém que você é escritora. Não agora. A época anda perigosa pra nós. Três dos bons já foram pro andar de cima. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla... acho que Deus está formando sua "Academia Celestial de Letras"... Não tenho lugar ai de jeito nenhum... e muito menos pressa... kkkkk... bjks.

      Excluir
  4. A Literatura é, para mim, a mais bela de todas as Artes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Graça, como educadoras só podemos ter tal conceito da literatura! Obrigada por sua presença!
      Bjs.

      Excluir
  5. Feliz dia do escritor pra vc =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bell que seja um dia de muita criatividade para nós que adoramos estar com as letras! Obrigada pelo seu incentivo!
      Bjs.

      Excluir
  6. Parabéns, Célia, pelo belo poema. e pelo Dia do Escritor.
    Um enorme abraço!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Regina pela presença e afeto! Retribuo-lhe.
    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns aos escritores e em particular à Célia.
    Gostei muito do seu poema.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elizabete, muito obrigada por sua presença e comentário incentivador!
      Abraço.

      Excluir
  9. Celia,que bonita sua homenagem aos escritores e considero vc uma grande escritora,viu? De primeira linha! Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Anne! Sua gentileza me enobrece e aumenta ainda mais minha responsabilidade! Retribuo-lhe.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Célia. Achei maravilhosa a homenagem feita, parabéns.
    Bom é termos em nosso meio uma escritora tão boa quanto você.
    Parabéns.
    Excelente fim de semana de paz.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Patrícia! Obrigada pelo tom motivador! É sempre bom recebermos energias positivas!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. A alma e o pensamento dos poetas voam, passeiam, sonham e depois nos contam em palavras que nos fazem sonhar também! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz! Obrigada pela sua presença afetiva e comentário generoso aos poetas.
      Abraço.

      Excluir
  14. Que cada escritor nos deixe seu presente as palavras...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que se cravam para a posteridade os grandes escritores! Obrigada, Lisette, por sua presença e comentário.
      Abraço.

      Excluir
  15. Minha querida

    Os meus parabéns pelo dia do escritor, que nunca morre porque as palavras ficam para sempre.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rosa Maria! Sua presença me alegra e anima a prosseguir...
      Abraço.

      Excluir
  16. Minha querida, que lindo isto que você escreveu, nossa li e suspirei, você que é uma poeta com esta inspiração grandiosa e sensível que se percebe em todos os seus poemas, tem a alma talhada para nos sensibilizar e alimentar a nossa alma, obrigada Célia o teu trabalho é lindo, bjos Luconi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luconi! Seu comentário é massagem em meu ego! Obrigada! Sinto-me cada vez mais responsável pelo que escrevo.
      Abraço.

      Excluir
  17. Oi Célia vim conhecer seu blog! Você é uma escritora de mão cheia parabéns, é lindo esse carinho que você tem com seus leitores :) Tão bom chegar num blog assim, acolhedor! Gostei muito *-*

    Um super abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Kaká! Prazer em recebe-la entre meus seguidores. Fico feliz que se sinta acolhida! Obrigada e, até breve.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua doce resposta :) Muito obrigada!

      Excluir
  19. Bom dia amiga Célia! ♡
    Atrasada, mais deixo meus votos de felicidades ....
    Gosto muito de ler os amigos escritores...realmente nos fazem voar na imaginação. ..
    Feliz Semana! ♡
    Bjokas da Bia! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz! Obrigada por seu comentário e presença relevante em meu espaço blog!
      Abraço.

      Excluir
  20. Rubem Alves entendia de vida e de sentimento e nos deixou sábias colocações. A escrita é uma exposição benéfica, materializadora do que vem de dentro, ainda que não real. Muito belo seu poema, Célia. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, Marilene compactuo do seu pensamento. Obrigada por seu comentário e opinião.
      Abraço.

      Excluir

Seu comentário evidencia o seu 'pensar'.
Saiba que aprendo muito com você.
Obrigada, meu abraço,
Célia Rangel,
Autora responsável pelo blog.
Obs.: NÃO POSTAREI COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.