quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Em tempos de revisão... mais um bom texto!


Terapia da coragem diária

Linus Mundy, Paulus, 2002

  1. Coragem, literalmente, deriva da palavra latina “cor” – coração, ter coração. Seu oposto não é covardia, mas falta de coração. Tenha coração e acredite em si mesmo, e você sempre será corajoso.
  2. Coragem, em sua forma mais pura, significa tomar posição em favor do amor – o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo. Não esqueça nenhum dos três.
  3. A coragem lhe dá forças para defender aquilo que você acredita que está certo e para viver de acordo com suas crenças. Firme-se nos seus valores e mantenha-se leal a eles diante dos desafios.
  4. Enfrentar os outros pode ser difícil, mesmo quando você acredita que sua posição é a correta e que suas convicções são firmes. Lembre-se de que a virtude a ser praticada nessas situações é o respeito – incluindo o respeito a si mesmo.
  5. Coragem significa ousar deixar que seu eu verdadeiro se torne conhecido e vulnerável. Quando você se arrisca a deixar seu eu verdadeiro manifestar-se você se torna vivo e inteiro aos seus próprios olhos e aos olhos dos outros.
  6. Ser corajoso significa ir audaciosamente a lugares onde ninguém foi antes, ou pelo menos onde você nunca esteve antes. Dê um pequeno passo hoje, mesmo que isso signifique apenas acrescentar um lembrete na sua lista de “Coisas a Fazer”.
  7. Coragem significa correr riscos mesmo quando isso signifique mergulhar na ansiedade do desconhecido. Aja com fé.
  8. A coragem lhe permite transformar as crises em oportunidades, os problemas em possibilidades. Veja as situações em termos de soluções e ações, e não em termos de perigos e ameaças.
  9. Nem todas as coisas merecem nosso esforço ou nossa ousadia. Nem tudo é uma competição, em que você deve ganhar ou perder. Em primeiro lugar, conheça a si mesmo, e aquilo em que você mais firmemente acredita. Então você saberá pelo que vale a pena lutar com todo o seu denodo.
  10. O medo é natural, e embora ele possa parecer um inimigo natural, ele também pode ser um amigo que o protege fisicamente, o educa e o motiva de outras formas. Respeite o medo por todo o seu bem e por todo o seu mal, e você encontrará a coragem para lidar com ele.
  11. Você pode saber mais sobre a coragem do que pensa que sabe. Reserve um tempo para identificar e avaliar as muitas maneiras que mostram que você é corajoso.
  12. Faça uma lista das coisas simples que no passado o ajudaram a lhe dar coragem: uma frase, um ditado, uma oração, um exercício físico ou mental, um livro ou artigo, uma lembrança ou uma experiência. Partindo dessas fontes confiáveis, amplie a lista e reflita sobre os itens elencados.
  13. Às vezes as pessoas não alcançam os objetivos, não porque tenham tentado e fracassado, mas porque o medo de fracassar as impediu de tentar realmente. Coragem significa ousar cometer erros e aprender com eles. Ouse errar.
  14. Os sonhos permanecem apenas sonhos até que você entre em ação para perseguir seu chamado especial. Respeite o seu chamado, e a coragem o acompanhará.
  15. Por mais diligentemente que você os persiga, pode ser que alguns sonhos nunca se realizem. É preciso coragem para admitir isso. Congratule-se por encarar a realidade – e então descubra os muitos novos sonhos que o mundo ainda lhe reserva.
  16. Quando os riscos que você assume afetam as pessoas que você ama, analise esses riscos. Existem maneiras de respeitar as necessidades de todos os envolvidos sem comprometer seus princípios norteadores.
  17. Em se tratando de coragem, não há problema em pensar pequeno. Quando a vida está na maior escuridão, a menor coragem emite uma grande luz.
  18. Não confunda nervosismo com falta de determinação, nem sentir medo com falta de coragem. Você ainda pode ser corajoso quando não se sente corajoso. A coragem não elimina o medo; ela o enfrenta e o transcende.
  19. Às vezes você precisa dar um salto de fé e confiar que um poder divino está aí para ajudar. Um modo seguro de Deus segurar a sua mão é você segurar a mão de Deus.
  20. Sua coragem pode ser uma inspiração para os outros, talvez mesmo a inspiração para mudar vidas. Não subestime o poder do seu exemplo.
  21. A coragem exige prática. Com cada ato de coragem, você fica mais corajoso. Treine para ser corajoso tentando pouco a pouco, incessantemente.
  22. A coragem não necessariamente torna as coisas fáceis, mas pode torná-las possíveis. Não procure a coragem que ela lhe dê conforto e segurança. Procure-a para que ela lhe traga resultados.
  23. A coragem pode ir e vir. Às vezes, rezar e esperar pela próxima provisão pode mantê-lo na jornada.
  24. É bom saber que você não está sozinho quando sente medo ou reluta em assumir um risco. Exponha seus medos a alguém de sua confiança.
  25. Um dos melhores jardins onde a coragem pode florescer é um jardim de surpresas. Exercite a atitude de não precisar saber o que vai acontecer na sequência. Pratique a confiança.
  26. Aprenda a coragem com a natureza. Animais, plantas e outros seres vivos e selvagens de todas as espécies e estirpes conhecem a arte de aproveitar as oportunidades. Aproveite com eles.
  27. Aprenda a coragem com as crianças. Elas sabem naturalmente que o fato de pensar demais às vezes pode inibir a ação.
  28. As crianças também nos ensinam que o verdadeiro poder não é um produto apenas de tamanho, de força física ou de determinação. Existem Davis e Golias, e lebres e tartarugas em todas as culturas, comunidades e famílias; podemos aprender com todos eles.
  29. Examine o que você diz a si mesmo sobre uma situação ou acontecimento temido ou ameaçador. Você sempre pode escolher o que dizer a si mesmo, e o que você disser moldará os seus sentimentos.
  30. Agir forçadamente e agir corretamente nem sempre são a mesma coisa. Não confunda coragem com força bruta. Às vezes somente a força interior precisa ser exercitada.
  31. A coragem é dada não apenas a guerreiros intrépidos no campo de batalha ou aos que realizam grandes e notáveis feitos de valor. A coragem é um presente oferecido por Deus a todos os que se dispõem a recebê-lo.
  32. A coragem é uma virtude diária. Você pode ser corajoso tanto saindo da cama de manhã cedo como partindo para enfrentar dragões.
  33. Você pode ser corajoso em passos pequenos e medidos. Você não precisa fazer tudo, e tudo de uma vez, com toda a força, imediatamente. Apenas faça o que vem a seguir.
  34. A certeza do amor pessoal de Deus por você às vezes pode ser a única constante em sua vida para ajudá-lo a prosseguir. Não perca de vista esse amor.
  35. A “coragem” – com o seu significado latino, “coração” – está no centro do seu ser. Amplie continuamente sua capacidade para a coragem, ampliando continuamente o seu coração.  

 

 

4 comentários:

  1. Adoro esse livrinhos da série Terapias-da Ed. Paullus! Gosto muito de ler.Sempre acrescentam! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Que legal, importante é a gente parar meditar e refletir.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. ~ ~ Uma lição muito interessante, bem exposta, completa e edificante para todas as idades.
    ~ ~ Pratico a coragem desde menina, mas apreciei muito esta leitura. ~ ~

    ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~
    ~

    ResponderExcluir
  4. Amiga Célia, muito boa postagem, pois todos nós precisamos de incentivos para manter a fé e ter coragem para seguir em frente, nossa, até é emocionante quando olhamos para trás e vemos que tivemos coragem, pois é, em determinadas situações é assim que se vai, tem que se ter coragem, custe o que custar!
    Amei ler!
    Abraços linda amiga!

    ResponderExcluir

Seu comentário evidencia o seu 'pensar'.
Saiba que aprendo muito com você.
Obrigada, meu abraço,
Célia Rangel,
Autora responsável pelo blog.
Obs.: NÃO POSTAREI COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.