sábado, 19 de setembro de 2015

21 de setembro: Dia da ÁRVORE!


Árvore

Sei que nunca verei um poema mais belo e ardente
do que uma árvore: uma árvore encerra uma boca faminta, aberta eternamente ao hálito sutil e flutuante da terra.
Voltada para Deus todo o dia,
ela esquece os braços a pender de folhas numa prece.
Uma árvore que, ao vir do estilo morno, esconde um ninho de sabiás nos cabelos da fronde.
A neve põe sobre ela o seu níveo diadema, e a chuva vive na mais doce intimidade do tronco a se embalar nos galhos seus.
Qualquer néscio como eu sabe fazer um poema.
Mas quem pode fazer uma árvore?
- Só Deus.
(Joyce Kilmer)

**********

Haicai

Árvore

A raiz profunda
desce ao calor da Terra
por amor ao Sol.

(Lauro Daros)



11 comentários:

  1. Oi Célia!
    Maravilhoso poema da Árvore, esta perfeita obra prima que Deus nos deu,
    como presente e exemplo, de doação e acolhimento!
    Lindo poema e haicai!
    Abraços!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  2. Lindas poesias e homenagem,Pobre árvore, quase ninguém lembra!! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Linda escolha do poema para homenagear o Dia da Árvore, o haicai também, acho que quando nos lembramos da Vida a associamos a tudo o que vem da natureza, sem ela não há condições de se viver aqui nesse lindo planeta azul!
    Abraços linda amiga Célia!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de árvores. Tiro-lhes fotografias sem conta...
    Por cá o Dia da Árvore é a 21 de Março... Claro - tem a ver com a Primavera que é o tempo do renascer.

    Beijinhos floridos

    ResponderExcluir
  5. Célia Rangel,

    não me ache um troglodita cultural, mas sinceramente não sabia que dia 21 de setembro era o da árvore.

    E já que é ,então que, assim seja com menos destruição delas e da nossa natureza em geral.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, Célia...
    Foi bom você nos lembrar do Dia da Árvore... Vou abraçar as que eu tenho aqui. Juro que vou!
    Grande abraço, amiga!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Célia.
    Uma digna e linda poesia.
    A árvore tem uma magia e proteção imensas, amooo!
    Que o homem ganancioso a preserve mudando sua postura.
    Adorei a homenagem, o haicai, tudo.
    Tenha uma excelente semana de paz.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  8. OI CÉLIA!
    UMA REVERÊNCIA A ÁRVORE, TÃO IMPORTANTE PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA E DO PLANETA.
    ABRÇS AMIGA
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga quantos segredos de vida uma árvore contem, uma homenagem linda, obrigada pelo carinho em minha página, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  10. A mais rica de todas as vida! Como viver sem árvore? Impossível!
    Justa e bela homenagem, Célia. Lembro-me, de quando estudante,
    ainda no primário, minha escola ficava em festa....quantas vezes fui,com
    o grupo e professora, à Escola de Agronomia para comemorar o Dia da Árvore,
    plantando-se,, dizendo-se poemas, entoando-se canções à árvore.

    ResponderExcluir
  11. Querida escritora, Célia Rangel!!
    Que bela dedicatória, voltei aos tempos de menina,quando tinha uma intimidade tão grande com ela, que quando ficava triste, era abraçada em uma delas que chorava e contava minha queixas, as vezes coisas bobas, tipo ciuminhos de minha mana mais nova, que sempre ganhava mais colo,,rsrsrsr hoje sei do quanto ela é ainda mais amiga e necessária...ainda hoje vou abraçar uma árvore...beijos da veraportella

    ResponderExcluir

Seu comentário evidencia o seu 'pensar'.
Saiba que aprendo muito com você.
Obrigada, meu abraço,
Célia Rangel,
Autora responsável pelo blog.
Obs.: NÃO POSTAREI COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.