sábado, 27 de fevereiro de 2016

Reflexão

"... A vida de todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo, a tentativa de um caminho, o seguir de um simples rastro. 

Homem algum chegou a ser completamente ele mesmo; mas todos aspiram a sê-lo, obscuramente alguns, outros mais claramente, cada qual como pode. Todos levam consigo, até o fim, viscosidades e cascas de ovo de um mundo primitivo. 

Há os que não chegam jamais a ser homens, e continuam sendo rãs, esquilos ou formigas. Outros que são homens da cintura para cima e peixes da cintura para baixo. Mas, cada um deles é um impulso em direção ao ser. 

Todos temos origens comuns: as mães; todos proviemos do mesmo abismo, mas cada um — resultado de uma tentativa ou de um impulso inicial — tende a seu próprio fim. 

Assim é que podemos entender-nos uns aos outros, mas somente a si mesmo pode cada um interpretar-se..." 

HERMANN HESSE

DEMIAN


6 comentários:

  1. Linda verdade nessa mensagem tão bem escolhida.,Célia! bjs, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Nós temos tantas possibilidades para isto Célia! Uma pena que são poucos os que fazem!
    Perfeito para uma reflexão de um melhor viver em comunidade!
    Abraços, tudo de bom!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  3. Que bela escolha do texto, é bem assim, cada qual em busca de si mesmo, nem todos se autoconhecem, acho que tudo tem seu tempo certo!
    Ando em busca de mim mesma sempre, muitas vezes acho que me reencontrei, outras nem tanto, assim vamos seguindo!
    Abraços linda amiga!

    ResponderExcluir
  4. Olá Célia,

    Linda e assertiva reflexão filosófica.
    De fato, todo ser humano é um impulso em direção ao SER, não importando o quanto já alcançou de progresso neste processo. Por mais que procuremos nos conhecer, ainda mantemos resquícios de obscuridade; talvez porque tenhamos que continuar neste processo até uma evolução maior, ou talvez porque não vamos fundo nesta tarefa, seja por medo ou por ser algo pouco confortável. De qualquer forma, todos nós, mais dia menos dia e de acordo com o tempo de cada um, buscaremos com empenho o autoconhecimento, chave que nos coloca na direção exata do SER.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá,Boa noite,Célia...
    Hesse e as reflexões que lhe deram o prêmio Nobel de Literatura,parabéns pela escolha...
    ...temos que sair da "casca de ovo" e abandonar o já-conhecido, uma barreira que nos impede de encarar desafios e melhorar a qualidade de vida , temos que mergulhar em si, re-descobrir a si mesmo, a partir do confronto com a realidade e com o outro...
    Agradeço pelo carinho,feliz semana,belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Belo texto. Acredito também que nossa vida tem a finalidade de conhecer nossa essência, nossa essência divina. A finalidade da nossa auto-interpretação é chegarmos a saber que somos centelhas da chama divina. Belíssimo texto. Abraços das meninas.

    ResponderExcluir

Seu comentário evidencia o seu 'pensar'.
Saiba que aprendo muito com você.
Obrigada, meu abraço,
Célia Rangel,
Autora responsável pelo blog.
Obs.: NÃO POSTAREI COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.