terça-feira, 11 de outubro de 2016

A Mãe e a Criança

Nossa Senhora Aparecida, Mãe das crianças!
Pe. Evaldo César Souza, C.Ss.R.

Graças a uma feliz coincidência de calendários, aqui, no Brasil, duas datas afetivas e amorosas são celebradas no dia 12 de outubro: a festa da Mãe Aparecida e o dia das crianças!
Na verdade o dia das crianças é mais antigo que a comemoração da Padroeira do Brasil. Historicamente, a festa de Nossa Senhora Aparecida, desde 1930, quando foi proclamada a Padroeira do Brasil, era comemorada no dia 08 de setembro.

Somente em 1980, com a visita do agora santo, o Papa João Paulo II é que passou a ser celebrada no dia 12 de outubro. Já o dia das crianças foi instituído na década de 1920, mas somente em 1960 passou a ter relevância de fato, com o forte apoio da indústria de brinquedos.
Mas o que importa é que hoje, a festa da Mãe de Jesus e a festa das crianças, amadas de Jesus, coincidem no um único dia, e assim, unidas, essas duas celebrações enobrecem ainda mais o dia 12 de outubro.
A maternidade e a fecundidade são duas faces de uma mesmo realidade, a beleza incondicional da vida! Nada melhor do que pedir, nesse dia, que a Mãe Aparecida abençoe as crianças do Brasil, e porque não, pedir que ela nos abençoe, eternas crianças que somos diante de Deus Criador.
Nosso Salvador, Jesus Cristo, já dizia que para poder entrar no Reino de Deus era preciso ser igual uma criança. Jesus acolhia as crianças, as abençoava, trazia-as para o centro das conversas e a elas dava atenção especial. Ele sabia que a singeleza e pureza de uma criança é o reflexo do coração de Deus e que no olhar de uma criança podemos ver refletido o Céu.
Esse amor pelas crianças Ele o deve ter recebido de sua mãe Maria, que como mestra e educadora, foi uma mãe zelosa e bondosa, e plantou em Jesus a consciência da sacralidade e dignidade de uma criança!

Gostaria de propor, nesse dia 12 de outubro, que você mamãe, papai, vovó, vovô, tio ou tia, padrinho ou madrinha, enfim, caso você tenha uma criança aí, pertinho de você, que você a consagre a Nossa Senhora Aparecida. Faça uma oração juntos, e mais do que brinquedos, ofereça amor, carinho, respeito!
Ensine esta criança que está do seu lado a cultivar amor por Jesus e por Maria, plante nela a semente da fé e da religião! Ah, e se você mulher anseia pelo nascimento de uma criança, quer ter um bebê, e infelizmente tem tido dificuldades, peça a Nossa Senhora que ilumine te ilumine, e se for da vontade de Deus, o dom da maternidade será concedido! Peça a Mãe que o Filho atende!
Feliz dia 12 de outubro, para todas as crianças e para todos nós, que amamos Nossa Senhora Aparecida!

8 comentários:

  1. Que linda homenagem, duplamente celebrada as festas da Santa Mãe Nossa Senhora Aparecida e a das crianças!
    Lindo demais, amei ler querida amiga Célia!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, querida Célia!
    Salve Nossa Senhora Aparecida e nossas lindas crianças do Brasil!
    Bjm muito fraternal

    ResponderExcluir
  3. Linda a tua proposta,
    Célia! Só temos a ganhar fazendo isso! Feliz feriado! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que as crianças cresçam sempre iluminadas! abração

    ResponderExcluir
  5. que lindo Célia! Bela seleção de texto!! Fecundidade e fertilidade. Amei!!

    ResponderExcluir
  6. O espírito de Grande Mãe, não só para os pirralhos, é importante para todos nós, amiga Célia. Muito bem escrito, inclusive citando diferença de datas.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Linda homenagem!!

    Abraços e bom final de semana!!

    Mari

    ResponderExcluir
  8. Linda mensagem!
    Que a Virgem de Aparecida nos abençoe hoje e sempre!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário evidencia o seu 'pensar'.
Saiba que aprendo muito com você.
Obrigada, meu abraço,
Célia Rangel,
Autora responsável pelo blog.
Obs.: NÃO POSTAREI COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.